No mundo online de hoje, o marketing digital é essencial. Não importa o setor ou o tamanho da empresa, essa é uma das melhores maneiras de fazer seu negócio ter sucesso.
Para fazer sua empresa crescer e gerar receita, você precisa conhecer as melhores estratégias de marketing digital. Porém, quais estratégias são as melhores para sua empresa nos dias de hoje? É isso que veremos neste artigo completo, onde listamos as principais estratégias de marketing digital da atualidade; acompanhe!
O que é uma estratégia de marketing digital?
As estratégias de marketing digital são planos que descrevem como sua empresa alcançará seus objetivos de marketing por meio de canais online, como a rede de pesquisas ou mídias sociais, por exemplo. A estratégia precisa definir em quais canais online você atuará, além do formato de conteúdo que você irá gerar para cada um deles. E claro, quanto você vai investir nos canais pagos.
Mas não se preocupe, vamos explicar cada estratégia detalhadamente. E a primeira que iremos falar agora é a base de tudo! O Inbound Marketing;
1. ESTRATÉGIA DE INBOUND MARKETING
Inbound marketing é uma metodologia de negócios que atrai a atenção de clientes em potencial e novos clientes por meio da criação de conteúdo estratégico e experiências personalizadas de acordo com suas necessidades exclusivas e jornada de compra. O Inbound Marketing trata de formar conexões, responder a perguntas e resolver problemas.
O Inbound Marketing se concentra na criação de conteúdo de qualidade que atraia as pessoas para seu negócio e marca. Eles já estão procurando respostas online, pesquisando seu setor, verificando seus concorrentes e tentando decidir se realmente precisam do seu serviço ou produto. Assim, o objetivo é ter um conteúdo que fale a todos esses cenários e etapas do processo de compra, a fim de capturar esses potenciais clientes interessados onde eles naturalmente estão, ou seja online.
Ao alinhar o conteúdo que você publica com os interesses do seu cliente, você naturalmente atrai tráfego de entrada que pode converter, fechar e encantar com o tempo. Uma ótima forma de usar a estratégia de Inbound Marketing é através do Marketing de Conteúdo, nosso próximo tópico!
2. MARKETING DE CONTEÚDO
O marketing de conteúdo é uma abordagem de marketing estratégica focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido. É bem parecido com Inbound Marketing, mas não são as mesmas coisas!
A verdade é que Marketing de Conteúdo é uma das estratégias de Inbound Marketing. No entanto, não há Inbound Marketing sem Marketing de Conteúdo. Indo direto ao ponto, Marketing de Conteúdo é todo o conteúdo feito para educar, informar e entreter um futuro cliente. É o combustível do Inbound. Nessa etapa, você só irá informar, educar e entreter, sem oferecer nada em troca.
Ao invés de oferecer seus produtos ou serviços, você estará fornecendo conteúdo verdadeiramente relevante e útil para seus clientes em potencial, e assim ajudando-os a resolver seus problemas.
E quais são os tipos de marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é qualquer material que você cria, fornece e que não contém uma mensagem de vendas aberta; é realmente simples assim.
Abaixo, veremos alguns tipos de materiais de marketing de conteúdo mais comuns que normalmente encontramos por aí. São eles;
- Infográficos
- E-books
- Artigos do blog
- Podcasts
- Vídeos
- Posts nas redes sociais.
- e muitos outros… inclusive este artigo rsrsrs…
Como vimos na lista, publicar vídeos no Youtube também é uma forma de Marketing de Conteúdo. E é o que veremos agora!
3. PUBLICAÇÃO DE VÍDEOS NO YOUTUBE
Quer você seja uma loja, um empresário, influenciador ou criador de conteúdo, usar o YouTube é uma excelente estratégia para alcançar novos públicos e acelerar seu crescimento.
Mas a chave para o sucesso no YouTube não é apenas ter um ótimo conteúdo de vídeo. É importante saber como otimizar seus vídeos do YouTube também!
Eu por exemplo, tenho um vídeo recente que já está ranqueado em terceiro lugar na primeira página do YouTube, sendo acionado por uma palavra chave específica; “como colocar minha empresa no Google Maps?”. Dá uma olhadinha na quantidade de views.
Para fazer seu vídeo ranquear, é necessário uma série de técnicas de SEO para o YouTube. Eu achei um artigo bem legal, falando sobre isso! ACESSE AQUI.
Agora, caso o seu vídeo demore para ser ranqueado, você pode gerar trafego pago para ele através das Redes Sociais. Nossa próxima estratégia de Marketing Digital.
4. MARKETING NAS REDES SOCIAIS
O marketing nas redes sociais é uma estratégia poderosa para empresas de todos os tamanhos alcançarem clientes em potencial. Seus clientes já estão interagindo com marcas por meio das redes sociais e se você não está falando diretamente com seu público por meio de plataformas como Facebook, Instagram e até mesmo o Tik Tok, você está perdendo!
Um bom marketing nas redes sociais pode trazer um sucesso notável para o seu negócio, criando defensores de marcas dedicados e até mesmo gerando leads e vendas.
Dica para colocar em prática uma estratégia de marketing digital
Eu por exemplo, faço da seguinte forma: eu gero conteúdo de valor aqui no blog, transformo esse conteúdo em vídeo ou posts e publico nas redes sociais. Fazendo isso eu estou gerando tráfego, tanto para o meu canal do YouTube, quanto para o meu site. Além de sempre ter conteúdo de valor para o meu público nas redes sociais. Legal não é mesmo?
Todas essas publicações, para alcançar um bom número de pessoas, de preferência o seu público, você precisa patrocinar! É bem simples, mas é bom ter um certo conhecimento para ter melhores resultados!
O mais interessante é que; gerando tráfego do conteúdo do seu site nas redes sociais, você consegue coletar dados dos visitantes, para que futuramente você possa oferecer a eles um material gratuito, através de uma campanha segmentada nas redes sociais.
Para isso, você precisa ter instalado no seu site o famoso PIXEL DO FACEBOOK, é ele o responsável por coletar os dados dos visitantes para que você possa mostrar anúncios para eles futuramente. Esses anúncios são chamados de “anúncios perseguidores”.
Uma vez que esse público já te conhece fica mais fácil converter esse visitante em um lead e futuramente quem sabe, esse lead se torne seu cliente. Nós chamamos isso de funil de vendas! Para entender melhor, veja a imagem abaixo;
Como transformar um visitante do site em lead?
É bem simples; você irá criar anúncios nas redes sociais oferecendo um material que seja do interesse do seu público, seja uma aula gratuita, o acesso a um vídeo, um e-book, uma amostra grátis, qualquer coisa que seja útil para ele, já que você sabe agora quais são os interesses dessa pessoa.
Em troca deste material de valor que você está oferecendo, peça o seu nome, e-mail, telefone ou qualquer outro dado que achar relevante. Mas não exagere. As pessoas costumam não preencher formulários longos.
Esse formulário precisa estar em uma página de vendas, também conhecidas como; “Landing Pages”, nosso próximo tópico!
5. LANDING PAGES PARA CONVERTER VISITANTES EM LEADS
No marketing digital, uma landing page é uma página da web independente, criada especificamente para uma campanha de marketing ou publicidade. É onde um visitante “pousa” depois de clicar em um anúncio do Google, YouTube, Facebook, Instagram, entre outros.
Ao contrário dos sites convencionais, que normalmente têm muitos objetivos e incentivam a exploração, as páginas de destino são projetadas com um único foco ou objetivo , conhecido como “CTA” (Call to Action em inglês) ou “Chamada para Ação”.
É esse foco que torna as páginas de destino a melhor opção para aumentar as taxas de conversão de suas campanhas de marketing e diminuir o custo de aquisição de um lead ou venda.
Você pode usar a Landing Page para captar leads através de uma campanha criada nas redes sociais, mas também pode usar na rede de pesquisa e display do Google e também no Youtube ok? Tudo vai depender da sua estratégia levando em consideração onde está o seu público!
Bom, agora que você transformou o visitante do seu site em um Lead através dos anúncios e da Landing Page e já sabe o tipo de conteúdo que interessa para ele, é hora de nutri-lo com e-mails do seu interesse. Por isso, vamos falar sobre e-mail marketing e nutrição de leads.
6. E-MAIL MARKETING PARA NUTRIÇÃO DE LEADS
Nutrição de Leads é o envio, de forma automatizada, de uma sequência de e-mails com conteúdos relacionados aos que o seus leads demonstraram interesse durante sua campanha. O objetivo da nutrição é deixar os Leads mais prontos para avançarem no funil de vendas.
Eles irão receber conteúdos que estão de acordo com cada um dos estágios da Jornada de Compra: Aprendizado, Reconhecimento do Problema, Consideração da Solução e Decisão de Compra.
Procure enviar conteúdos com o objetivo de esclarecer alguns temas de interesse do Lead e de aproximá-lo da sua empresa. O resultado é que a estratégia acaba gerando contatos mais prontos e bem informados sobre o tema do seu interesse. Dessa forma, fica muito mais fácil vender para eles.
Conclusão
É importante lembrar que as estratégias de marketing digital começam pelo Marketing de Conteúdo, lembra? E se o seu site não estiver otimizado para os mecanismos de buscas como Google, Bing e Yahoo, como é que as pessoas que precisam do seu produto ou serviço irão te encontrar? Só através de anúncios pagos não é mesmo?
É isso aí, chegamos ao fim de mais um conteúdo e esperamos ter te ajudado a entender as principais estratégias de marketing digital. Se você gostou deste conteúdo, não deixe de compartilhar com seus amigos empreendedores ou profissionais de marketing digital. FAÇA UM ORÇAMENTO!
Parabéns pelo post!
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