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Marketing Digital para Óticas: O Guia Definitivo

marketing digital para óticas

Investir em Marketing Digital é essencial para qualquer tipo de negócio, inclusive para Óticas. Como boa parte dos consumidores hoje estão imersos na internet, principalmente no Instagram, Facebook, YouTube e que 98% das pesquisas são feitas no Google, nós acreditamos que é importantíssimo que a sua ótica esteja bem posicionada nestes canais.

Devido a alta competitividade entre as óticas locais, a presença no ambiente digital pode ser vista como um diferencial. Por isso, separamos algumas dicas para você que busca investir no marketing digital para óticas e saber exatamente o que precisa fazer para vender mais. Continue a leitura até o final;

Como fazer marketing digital para minha ótica?

Com algumas técnicas simples e gratuitas, o seu negócio pode ganhar mais visibilidade de forma online. Isso é importante para que os possíveis clientes, ao buscarem na internet por uma ótica ou por algum produto do seu nicho, eles consigam chegar até você de alguma forma.

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Mas como fazer isso? Apesar do que muitos pensam, não é um processo muito difícil! É preciso ter persistência e estudar todas as possibilidades para que a sua ótica realmente ganhe visibilidade.

A seguir, separamos diversas dicas para te ajudar nesse processo. Você pode fazer cada uma delas de forma individual, aos poucos, até chegar a uma ampla divulgação da sua ótica. Entenda como isso pode ser feito! 

1- Esteja nas redes sociais

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Estar em diferentes plataformas online ajuda sua marca a ter mais visibilidade. E as redes sociais são um fenômeno de uso, por isso, estar presente nelas é essencial, principalmente nas mais famosas, como é o caso do Facebook e Instagram, por exemplo.

No entanto, é preciso estar atento ao tipo de conteúdo que você publica. É comum que alguns perfis postem apenas produtos, como uma nova coleção que foi lançada, mas o público quer algo além.

Por isso, você pode investir em conteúdos para interação, como publicações mais divertidas ou conteúdos educacionais, como dicas por exemplo. Isso ajuda a gerar engajamento para o seu perfil, e também aumentar seus seguidores, o que é muito importante. Além de oferecer um conteúdo de valor para sua audiência.

Além disso, é importante também manter uma frequência nas redes sociais, sempre respondendo dúvidas e comentários com muita simpatia. Isso faz com que as pessoas se sintam próximas à sua ótica e recorram a ela sempre que precisarem de qualquer coisa.

2 – Tenha um site otimizado

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Qual é o primeiro local em que você vai pesquisar algo? Temos certeza que boa parte das respostas envolvem o famoso Google, e é exatamente por isso que a sua ótica precisa ter um site otimizado.

É através dele que as pessoas podem chegar até você de forma mais rápida e é lá que encontram seu catálogo de forma mais organizada.

No entanto, é essencial pensar na experiência do seu usuário, afinal, é importante que ele consiga acessar o seu site da melhor maneira possível. Para isso, seu site precisa ter um bom tempo de carregamento, para não deixar o visitante cansado, além de estar adaptado para funcionar bem tanto em computadores quanto em celulares. 

3 – Faça anúncios no Google Ads

Algumas pessoas acham que só as buscas orgânicas, ou seja a presença gratuita no Google já é suficiente. No entanto, como o mercado está cada vez mais competitivo, é evidente a necessidade de investir em novos métodos para ser visto pelo público, e a forma mais eficaz hoje é pagar por anúncios no Google.

Por meio deles, seu site, que já mencionamos anteriormente, pode aparecer na primeira página de pesquisa dos usuários. Assim, caso alguém procure por ótica em determinada cidade, seu site ou loja virtual estará no topo das pesquisas.

No entanto, tenha cuidado para não ficar dependente dos anúncios. Eles trazem resultados, mas precisam ser apenas um auxílio ao seu negócio, não a base dele.

4 – Faça seu cadastro no Google Meu Negócio

Esta é uma das etapas mais importantes! O Google Meu Negócio é uma plataforma feita para ajudar os empreendimentos a serem localizados por possíveis clientes.

Quando você abre o Mapa e busca pelas empresas que existem em determinado local, como perto da sua localização, por exemplo, os resultados mostrados são captados através do Google Meu Negócio.

Como quando alguém pesquisa pelo nome direto da sua ótica ou “óticas perto de mim”, por exemplo. As duas opções aparecem de acordo com as informações no Google Meu Negócio. Se não houver nenhum cadastro, você pode acabar perdendo uma oportunidade. Por isso, preparamos um vídeo, explicando a forma otimizada de cadastrar a sua ótica, assista!

O melhor de tudo é que o processo é gratuito e pode trazer ótimos resultados. Não esqueça de informar todos os dados possíveis, como telefone, fotos do ambiente, horário de funcionamento, site e redes sociais. Além disso, mantenha-os sempre atualizados para que seu cliente não precise passar por algum inconveniente.

5 – Incentive avaliações positivas dos seus clientes

No marketing digital para óticas, um ponto que tem muita relevância são as avaliações, quando alguém dá a sua nota positiva e faz um comentário sobre a empresa. Assim, outros clientes ao pesquisarem, são motivados a comprarem na sua ótica.

Isso pode ser feito de diversas formas, como no próprio Google Meu Negócio, quando o usuário avalia a ótica, ou por meio das redes sociais. No Instagram, por exemplo, quando um cliente posta um storie e marca a loja, outras pessoas podem ver o relato positivo e se sentirem convencidas a conhecê-la melhor.

No entanto, nem sempre isso acontece de forma natural, orgânica. Por isso, você pode tentar incentivar os seus clientes a deixarem suas avaliações. Descontos, promoções ou até mesmo brindes exclusivos podem ser ferramentas que motivem esse tipo de ação que pode ser bem positiva para a ótica.

6 – Produza conteúdo para o seu público

Quem estuda marketing digital para óticas provavelmente já deve ter visto o termo “inbound marketing” e sabe da sua importância. Caso você não conheça, a gente te explica.

A expressão é usada para falar sobre a produção de conteúdo feita por uma marca. No passado, era muito comum que as empresas usassem seu site e redes sociais apenas para postar seus produtos, focando apenas no aspecto comercial.

No entanto, o inbound marketing veio para mudar isso. A estratégia consiste em produzir conteúdo de relevância para a ótica e atrair a atenção do público dessa forma.

Marketing Digital para Óticas: O Guia Definitivo

Por exemplo, vamos supor que uma pessoa fez sua consulta de vista com o oftalmologista e agora precisa comprar um óculos de grau. Ela não sabe exatamente como escolher, quais os tipos de lente existem e as funcionalidades disponíveis, por isso joga sua dúvida no Google. “Como escolher um bom óculos de grau?”. Com isso, o Google irá selecionar os melhores artigos para sanar a dúvida do usuário. Esse artigo, precisa ser o seu e não o do concorrente, concorda?

Caso o seu site tenha um conteúdo sobre isso, o cliente pode entrar para encontrar a resolução da sua dúvida, acabar vendo o catálogo e fazer uma compra diretamente, tudo no mesmo lugar.

Viu só como o inbound marketing para óticas pode trazer bons resultados? É preciso pensar em toda a trajetória do cliente e estar disponível em todas as oportunidades para ser visto.

7 – Invista em estratégias de mídia paga

Todo o passo a passo do marketing digital para óticas pode parecer simples, mas na verdade é algo bem complexo. Como já mencionamos, existem milhares de empresas buscando por visibilidade na internet e você precisa se diferenciar a cada oportunidade.

Uma delas é por meio da mídia paga. Qual a sua verba disponível para investir no marketing da sua empresa? Não precisa ser algo que extrapole o seu orçamento ou que traga dívidas! Separe uma porcentagem que dê para começar a mostrar sua marca aos poucos e, conforme os resultados forem aparecendo, o investimento pode aumentar em conjunto.

Google, Facebook e Instagram, por exemplo, são plataformas que permitem anúncios e eles fazem uma grande diferença. Para ganhar mais visibilidade, essa é uma das estratégias que precisa ser colocada em prática, nem que seja aos poucos.

8 – Estude sua concorrência

Marketing Digital para Óticas: O Guia Definitivo

Saber o que os seus concorrentes estão fazendo é fundamental para que você e sua empresa cresçam. Não fique triste pensando nas ações grandiosas que as grandes redes de óticas estão fazendo! Tente focar na constância das suas ações digitais. Como mencionamos anteriormente, separe a verba para o marketing digital e invista mensalmente. Não pare! Aos poucos sua ótica irá colher os resultados.

Observe tudo de maneira crítica e você pode até mesmo agir como um cliente oculto para avaliar alguns pontos do seu concorrente. Como os valores de mercado por exemplo;

Existem diversas formas de saber quem são os seus concorrentes. Você pode fazer uma busca no Google e encontrar as óticas da sua região que estão no Google Maps ou aquelas que estão anunciado de forma paga.

Não esqueça de ver o que os seus concorrentes estão publicando nas redes sociais, tanto na forma orgânica quanto paga. Assim você pode ter ideias melhores para poder superar.

9 – Tenha um banco de clientes

Como o próprio nome já dá a entender, trata-se de uma lista com informações sobre os clientes que já passaram pela ótica, incluindo nome, endereço, telefone, data da compra, etc. Mas qual a utilidade disso tudo?

É muito simples! Quando falamos sobre óculos, sabemos que existe uma frequência na troca de lentes, por exemplo, ou até mesmo armações, quando estão mais velhas. E esse dado é extremamente valioso.

Usando o banco de clientes é possível falar com essas pessoas e perguntar se elas pretendem fazer uma nova compra em breve, já que faz tempo desde a última troca. É uma maneira simples, mas bem eficaz, de manter contato com essas pessoas e ter o argumento perfeito para fazer com que elas voltem a comprar.

Para fazer isso, você pode usar o WhatsApp que falaremos a seguir ou o bom e velho e-mail marketing.

Além disso, lembre-se de manter o banco de clientes sempre atualizado e preenchido com o máximo de informações possíveis. Elas serão úteis em algum momento do futuro!

10 – Faça um bom atendimento online

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Como já dissemos anteriormente, as pessoas estão cada vez mais ligadas na internet e as usam para tudo, inclusive durante as compras. O Instagram, por exemplo, pode receber diversas perguntas de clientes que estão em dúvidas sobre as especificações dos óculos, sobre a localização da ótica ou até mesmo em relação às opções de pagamento.

Tudo isso pode ser levado para o WhatsApp da ótica, onde as pessoas se sentem mais confortáveis para iniciar uma conversa. Porém, quando isso acontecer, é preciso estar ciente de quem nem todo contato vai resultar em uma compra imediata. Não insista muito ou seja indelicado, afinal, a pessoa tem o direito de tirar dúvidas.

No entanto, o contrário também não deve ser feito. Receber um contato e deixá-lo esquecido quando a conversa acaba é um desperdício. Ele demonstrou interesse e pode virar um cliente, eventualmente!

Por isso, você pode divulgar materiais específicos, como promoções, descontos ou até mesmo novos modelos para atrair a atenção dele novamente. Mas lembre-se: nada de ser insistente!

Use o WhatsApp Business

A versão comercial do WhatsApp é muito prática para pequenos empreendimentos, pois permite manter uma comunicação próxima ao público, mas sem parecer informal. Abaixo listamos algumas das principais vantagens, confira:

  • Permite adicionar dados da empresa, como e-mail, site e localização;
  • Mensagens automáticas de saudação, ausência, etc.
  • Espaço para exibir os produtos da ótica;
  • Organização dos contatos, o que facilita a comunicação.

Viu só? Todos esses benefícios são exclusivos do WhatsApp Business. É gratuito e pode agilizar o processo de comunicação entre o seu negócio e os clientes, resultando em uma experiência mais positiva.

Afinal, o Marketing digital para óticas vale a pena?

O marketing digital é uma das áreas que têm alcançado maior crescimento na atualidade e não poderia ser diferente. Como as pessoas estão usando cada vez mais a internet, as grandes redes de óticas estão aproveitando a oportunidade para se mostrarem presentes no ambiente digital de diversas formas. Inclusive com suas lojas virtuais.

E o resultado está sendo muito positivo! Investir em marketing digital é barato e pode trazer grande poder para a sua marca, desde que você se disponha a ser acompanhado por um profissional. É uma área que exige bastante estudo para ter retornos reais.

Para isso, conte sempre com a equipe da Agência Web Marketing! Temos experiência no mercado óptico e temos certeza que podemos aumentar as suas vendas de maneira muito eficaz. FAÇA UM ORÇAMENTO com nossos especialistas em marketing digital para óticas.

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