O CRM é uma ferramenta essencial no universo das vendas. Isso porque, através dele é possível separar grupos por período, como, por exemplo: empresas que compram mensalmente, outras compram trimestralmente.
Além disso, de acordo com pesquisas, cerca de 60% das companhias que escolhem adotar esse sistema como ferramenta afirmam que este foi um diferencial no alavancamento de suas vendas.
Dessa forma, muitos especialistas de vendas afirmam que, quanto mais madura a empresa é, mais ela investe nas ferramentas do crm.
Mas afinal de contas, o que é essa ferramenta, como ela funciona e quais os seus benefícios? Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre este assunto, para alavancar de vez as suas vendas.
O que é CRM?
Esta sigla vem da palavra na língua inglesa Customer Relationship Management. Sua tradução literal seria gestão de relacionamento com o cliente.
Dessa forma, na prática, esse sistema se configura em um software que auxilia na gestão de clientes na empresa, trazendo benefícios como organização, controle comercial e aumento das vendas.
Vale lembrar que este software pode ser gratuito, o que configura um crm gratis.
Entretanto, essa ferramenta também pode registrar dados dos consumidores (e dos consumidores em potencial), desde informações pessoais até registro das interações dessas pessoas com a empresa.
Dessa forma, o crm acaba guardando coisas como:
- Histórico de mensagens trocadas;
- Propostas comerciais que foram ofertadas;
- Dados pessoais;
- Interações do cliente com promoções e atitudes da empresa.
Portanto, baseando-se nessas informações, os vendedores podem ter, por exemplo, uma abordagem mais personalizada para cada contato e trabalhar de forma mais certeira em uma estratégia de vendas, bem como em um pipeline de vendas.
Dessa forma, além de buscar facilitar o relacionamento com os clientes, esta estratégia pode auxiliar nas vendas, uma vez que esta se mostra útil para a gestão do próprio time de vendas.
Isso porque o CRM também pode ser usado na hora de estipular metas à equipe e acompanhar o desempenho das mesmas e dos vendedores de forma individual, atitude que permite agir de forma rápida quando os números não estiverem conforme o esperado.
Como saber se a sua empresa precisa de um CRM de vendas?
Uma vez que você já possui algum conhecimento sobre o assunto, basta pesquisar por “melhores crm gratuitos” e colocar sua estratégia em prática.
Entretanto, o que você ainda precisa saber é quando uma companhia deve usar essa ferramenta em seu sistema de venda.
Dessa forma, vale informar que uma plataforma de CRM é voltada e indicada para qualquer companhia, não importando o tamanho de seu porte nem sua quantidade de clientes,
Isso porque, a estratégia tem como foco qualidade e não quantidade, uma vez que busca fidelizar seus clientes para se manterem no mercado.
Portanto, um dos aspectos que podem justificar essa estratégia é o fato de que dificilmente uma empresa consegue gerenciar todos os seus contatos e interações manualmente. E, quando consegue, acaba deixando de lado outras tarefas mais importantes.
O CRM de vendas também pode ser muito útil para empresas que desejam se aproximar de seus clientes, companhias que estão crescendo e aumentando o número de consumidores.
Além disso, essa estratégia pode ser útil para empresas que estão com um churn rate muito alto e querem reverter essa situação ou desejam promover a integração entre as equipes de marketing, vendas e atendimento e até mesmo companhias que precisam acessar as informações sobre os clientes e leads em qualquer lugar e com agilidade.
Benefícios
Os benefícios dessa ferramenta podem ajudar de diversas formas, inclusive em um bom sistema para representante comercial gratis.
Um exemplo desses benefícios é o próprio pelo qual o CRM é criado. Isso porque, o objetivo da ferramenta se baseia em manter uma fonte bem trabalhada de informações a respeito dos clientes de uma companhia, informações que não se limitam aos dados cadastrais, por exemplo.
Dessa forma, as informações que um CRM de vendas está guardando fornecer rapidamente ao gestor da companhia ou de vendas, todas as interações com o cliente, seja por qual canal tenham sido coletadas.
Desta forma, as compras que foram efetuadas, reclamações feitas, devoluções geradas, atendimentos especializados e demais conversas estipuladas, estarão disponíveis para consultas periódicas.
Os dados gerados podem ser analisados com os mais diversos intuitos, isto é, para realizar a segmentação, geração de relatórios, entre outros pontos a serem considerados na tomada de decisão em relação ao empreendimento.
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