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Marketing de Conteúdo: o que é, vantagens e como fazer?

o que é marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo é a forma mais eficaz de engajar o seu público-alvo, gerar credibilidade, aumentar suas vendas e além disso, criar clientes apaixonados pela sua marca!

Vivemos em um mundo cada vez mais digital, isso é fato! As pessoas acessam informações e conteúdos de várias formas, no seu tempo, e claro, de acordo com a sua necessidade. Além disso, todos os dias surgem novas marcas e novos produtos, que competem uns com os outros para conquistar clientes.

Mas a sua empresa está preparada para competir por um espaço nesse universo? Muito tem se falado sobre o marketing de conteúdo nos últimos anos. Com toda certeza você já ouviu falar sobre os benefícios, modelo e principalmente que ele é um bom caminho para o sucesso. Entretanto, existem muitas dúvidas ainda. Não é mesmo?

Para te ajudar a entender melhor este conceito e principalmente como aplicá-lo em sua empresa, preparamos este post completo sobre o assunto.

Portanto acompanhe a leitura até o final e entenda quais são as razões para você investir na sua empresa, quais são os benefícios para a sua marca, e por fim, como impactar as suas vendas.

Então, vamos lá?

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é o processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para seu cliente.

o que é marketing de conteúdo

No entanto, para o site inglês Copyblogger, o conceito é: “criar e compartilhar conteúdo valioso e gratuito para atrair e converter consumidores potenciais em clientes, e clientes em repetidos compradores. O tipo de conteúdo que você compartilha está relacionado ao que você vende”.

São muitos os conceitos sobre marketing de conteúdo, porém, todos com o mesmo sentido.

Para ficar mais claro, vamos dar um exemplo mais prático. Vamos supor que você trabalhe com doces personalizados para festas (aniversários, casamentos, formaturas, etc.), então para atrair novos clientes você vai precisar desenvolver um conteúdo totalmente voltado à doces de festas. Certo?

Desta forma você vai atrair a atenção e o interesse das pessoas, e consequentemente, fazer com que elas se envolvam com a sua marca. Assim, você vai construir uma imagem positiva da sua empresa, e então aumentar suas vendas.

Vantagens do Marketing de Conteúdo

Autoridade e visibilidade

Com toda certeza você quer ser encontrado pelo seu cliente, não é mesmo? É fato que a internet se tornou a principal fonte de busca e informações das pessoas. Portanto, quando você cria um conteúdo relevante que vai exatamente de encontro com as necessidades do seu público-alvo, consequentemente você aumenta a sua visibilidade na web.

Isso porque o algoritmo do Google está cada vez mais exigente. O objetivo dos robôs do Google é mostrar o melhor conteúdo para o usuário que está pesquisando. Então se você investe em marketing de conteúdo, com certeza os robôs irão te encontrar e mostrar o seu conteúdo nas primeiras páginas do Google. Assim, você se torna referência de autoridade em determinado assunto, e gera mais visibilidade para os seus clientes.

Relacionamento com os clientes

Através do marketing de conteúdo você aumenta e melhora o seu relacionamento com os seus clientes. Quando você oferece conteúdos relevantes e úteis para o seu público, você permite que eles tomem decisões mais assertivas. Além disso, mostra que sua empresa ou negócio está ali à disposição para atendê-los.

A forma como você se relaciona com o seu cliente influencia muito no sucesso e nos bons resultados do marketing.

Sair na frente dos seus concorrentes

Sem dúvidas sair na frente da concorrência é o sonho de qualquer empresário. Por isso, em um mercado cada vez mais concorrido, levar um conteúdo cada vez mais pensado e personalizado para as necessidades dos clientes, fará toda a diferença.

Por isso, tenha sempre como prioridade sanar as dúvidas e as “dores” do seu público-alvo, pois desta forma você vai conquistar a confiança de seus clientes. Com toda certeza, quando eles precisarem novamente de um serviço como o que você oferece, a sua empresa será a primeira que ele vai lembrar, e então, novamente fechar negócio com você.

Pense sempre que você precisa criar uma marca forte na mente dos seus potenciais clientes.

Principais meios para fazer Marketing de Conteúdo

Para ter sucesso no marketing de conteúdo da sua empresa e torná-lo eficiente, é preciso montar uma estratégia, além disso escolher os melhores canais de divulgação do seu material.

o que é marketing de conteúdo

Por isso, para te ajudar listamos 5 principais meios para fazer marketing de conteúdo. Confira!

1 – Blog

O blog é considerado a forma mais comum de atração na internet, pois nele são suportados inúmeros tipos de formato. O seu maior benefício é que todo o tráfego conquistado é do dono do domínio.

No Blog você irá escrever conteúdos de valor para o seu público, como esse que você está lendo! Lembre-se sempre de fazer uma pesquisa de palavras chave, de fazer conteúdos de topo, meio e fundo de funil.

2 – Materiais Gratuitos

Um material rico é aquele que leva informações e agrega valores aos clientes. Por exemplo: e-books, Webinars, infográficos e templates.

Se você quer tratar algum assunto com mais profundidade, o e-book pode ser um grande aliado. Além disso, são excelentes para capturar contatos de futuros clientes, já que na maioria das vezes para a pessoa ter acesso ao conteúdo, ela vai precisar preencher alguns dados tais como: e-mail, telefone, e nome completo.

3 – Vídeos

Sem dúvidas é o formato de marketing de conteúdo que tem se tornado cada vez mais popular. Isso porque produzir um vídeo se tornou mais fácil nos últimos tempos. Os vídeos podem ser feitos para os blogs, redes sociais, além disso, você pode até ter um canal no Youtube.

4 – Posts

Com toda certeza as redes sociais são uma ótima ferramenta para atrair clientes, e vender produtos e serviços.

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Além disso, são bons locais para divulgar todo o material produzido em seu blog, por exemplo. Uma boa vantagem é que a maioria das redes sociais são multimídias, e por isso, permitem produzir textos, imagens, vídeos, e por fim, realizar transmissões ao vivo.

5 – E-mails

Se você deseja espalhar o seu conteúdo de uma forma eficiente e rápida, o e-mail marketing é uma boa opção. Através deste canal você pode enviar newsletters, divulgar novos produtos e nutrir leads.

Conclusão

Agora que você já sabe o poder do marketing de conteúdo, que tal contratar uma agência especialista no assunto? A Agência Web Marketing oferece os serviços de Produção de Texto originais, escritos por redatores experientes no seu ramo de atividade.

Lembre-se que para se obter os melhores resultados, o seu conteúdo precisa ser diferenciado e personalizado. Por isso, se você deseja sair na frente dos seus concorrentes, contrate quem realmente entende do assunto. FAÇA ORÇAMENTO e veja como podemos te ajudar a fazer marketing de conteúdo e inbound marketing.

2 comentários em “Marketing de Conteúdo: o que é, vantagens e como fazer?”

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