Quem busca melhores resultados para aparecer nas pesquisas do google, logo se depara com a seguinte pergunta, o que é SEO?
O SEO é uma estratégia chave de marketing digital. Através dele seu site, blog ou e-commerce se tornam mais conhecidos e com mais autoridade no mercado além de um número maior de visitantes e maiores oportunidades de conversão.
E o melhor disso tudo, é que com essa estratégia você não precisa investir em publicidade paga.
Através das otimizações das suas páginas com outros sites é possível melhorar a pesquisa e navegação dos usuários.
Com este artigo, você estará por dentro de tudo o que precisa saber para alcançar o seu tão esperado resultado nas pesquisas do Google. Então, boa leitura!
O que é SEO?
SEO – Search Engine Optimization é a otimização para mecanismos de buscas, que é um conjunto de práticas para melhorar o tráfego orgânico e o posicionamento das páginas na web.
Como as buscas orgânicas são as mais usadas para pessoas acessarem e descobrirem informações online, o SEO é uma estratégia essencial.
Além disso, a cada milésimo de segundo pessoas do mundo todo fazem pesquisas online processadas por mecanismos de busca como o google, bing, yahoo, ask, aol, baldu etc.
Essas pessoas ou usuários estão buscando respostas para suas dúvidas durante as pesquisas. E para cada uma dessas dúvidas e pesquisas os mecanismos de busca organizam os resultados de acordo com as melhores respostas.
Sendo assim, cada uma dessas buscas na internet, representa uma oportunidade para sua marca aparecer ao usuário e essa é a sua chance de se tornar visível ao acesso deles.
Só que para conseguir tal feito, é necessário provar aos mecanismos de busca que você possui a melhor resposta e que merece aparecer na primeira página ou SERP.
A SERP (search engine results page), é a lista dos resultados que aparecem quando você faz uma pesquisa. Ela também é conhecida como a página de resultado dos motores de busca.
Por que o SEO é importante?
Agora que você já sabe o que é o SEO vamos falar sobre sua importância. O SEO ajuda o seu site e o seu negócio a ter uma visibilidade maior para os usuários.
Se você já investe na publicidade paga do Google, no Google ADS, você sabe o quanto isso ajuda a tornar sua empresa visível para os usuários, não é mesmo?
Porém o SEO tem a capacidade de continuar trazendo tráfego e resultados para sua empresa, só que de forma gratuita.
Além disso, os usuários que chegam até seu site vindo das buscas orgânicas, são usuários que têm mais chances de converter.
Mas para isso acontecer é necessário fazer publicação de conteúdos de alta qualidade e que correspondam ao interesse dele.
Agora, para entendermos melhor a importância e eficácia de uma estratégia de SEO, vamos dividir nossa definição em três partes:
Resultados de Pesquisas Orgânicas
Se você já fez pesquisas online, você deve ter notado que alguns sites aparecem com anúncios logo no início da sua pesquisa e outros sites não tem anúncios.
Os anúncios PPC (pay per click) constituem uma parte significativa dos SERPs.
Porém quando se trata de uma busca orgânica, os resultados são diferentes da publicidade já que o algoritmo do google, bing, yahoo e outros posicionam os sites de acordo com os algoritmos de classificação orgânica dos buscadores.
Em outras palavras, você não vai conseguir pagar para seu site aparecer nas primeiras páginas de busca orgânica.
Quantidade de tráfego orgânico
A quantidade de tráfego orgânico refere-se ao número de usuários que chegam ao seu site através de suas pesquisas.
Além disso, os usuários costumam clicar nos primeiros sites das buscas orgânicas e a pesquisa do backlinko mostra como eles confiam na resposta dos buscadores.
Por isso o SEO é uma estratégia tão importante, pois através dele você pode classificar a sua página nos primeiros resultados de busca além de conseguir usuários interessados e que completaram todas as conversões da página.
Qualidade do tráfego orgânico
A qualidade do tráfego orgânico se refere a relevância e a experiência que o usuário terá ao acessar o seu site.
Um exemplo disso, é quando uma empresa consegue colocar o seu site nas primeiras páginas do google, porém o site possui uma péssima qualidade. De nada adianta para o usuário entrar nesse site se ele não conseguir ler o conteúdo e navegar na página.
Provavelmente, esse usuário sairá do site antes de completar todas as conversões. Sendo assim, a qualidade do tráfego só vai incluir aqueles que estão genuinamente interessados nas suas informações, produtos, serviços, etc.
O SEO de alta qualidade coloca o esforço do mecanismo de pesquisa para coincidir com a intenção de pesquisa de um usuário nas páginas da web listadas na SERP.
Em última análise, se você não tiver uma boa estratégia de SEO, não importa o quão bom seja o seu site ou quanto ele responda às perguntas dos usuários, também não vai importar o quanto seus produtos são positivos.
Por que se os mecanismos de pesquisa como google, bing, yahoo, etc. não indexarem e classificarem o seu site, ele jamais será encontrado.
Como iniciar uma estratégia de SEO?
Após aprender o que é SEO e qual a sua importância, é hora de iniciar uma estratégia para usá-la corretamente.
O que você já deve saber, é que para alcançar o melhor resultado com os usuários, o seu conteúdo tem que ser relevante para eles.
Mas para que as pessoas encontrem o seu conteúdo, é necessário planejamento.
Por isso, para fazer um planejamento que se adeque a sua estratégia, como em qualquer outra área, você precisa fazer algumas perguntas válidas. E dentre elas estão:
- Quem você quer alcançar através da sua estratégia?
- Como você pretende alcançar essas pessoas?
- O que você quer alcançar com o SEO?
Com essas perguntas respondidas, o seu caminho se abrirá para algo novo como novos objetivos. Por isso, aqui estão algumas metas para te ajudar a traçar novos objetivos.
Defina sua persona
Aqui, entra a pessoa que você quer alcançar como comprador dos seus produtos e serviços. Ela é uma pessoa semi-fictícia que vai representar o seu cliente ideal.
Seguindo por esse caminho, essa persona terá traços e características como dores que ela pode estar tentando resolver, necessidades que ela tenha, pensamentos que ela queira entender, etc.
Os dados que você vai ter dessa persona semifictícia podem ser encontrados através de buscas, pesquisas, questionários, entrevistas, etc.
Faça uso das ferramentas de SEO
Existem duas ferramentas essenciais para uma estratégia de SEO de sucesso:
- Google Analytics;
- Google Search Console.
Essas duas ferramentas são muito úteis e o google as disponibiliza de maneira gratuita a seus usuários.
A primeira ferramenta que é o google analytics, vai funcionar como uma análise de dados e vai te ajudar a avaliar o desempenho que as suas estratégias terão.
A segunda ferramenta que é o google search console, vai fornecer relatórios de SEO e dessa forma, te ajudar a descobrir se há algum problema de indexação no seu site, a taxa de cliques orgânicos, etc.
Agora que você sabe o que é SEO, e a sua importância é hora de começar a usá-lo nas suas estratégias.
Comece já a usar o SEO na sua empresa
O SEO é de suma importância para o seu negócio aparecer nas primeiras páginas do google, porque como já falamos anteriormente, eles confiam nas respostas que os buscadores oferecem.
Por isso, aparecer nas primeiras páginas é uma excelente forma de fazer a sua empresa crescer e se tornar conhecida no mercado e com mais autoridade. Só que para isso acontecer, você vai precisar investir a moeda mais cara que existe. O “tempo”.
E para que você não precise investir algo tão valioso, porque não contar com a ajuda de uma Agência de SEO para alavancar a sua empresa e trazer retornos financeiros?
Nós da Agência Web Marketing estamos aqui para te ajudar a colocar seu site nas primeiras páginas do Google. Tudo isso através de estratégias inovadoras, criativas e que realmente funcionam.
Então FAÇA UM ORÇAMENTO ou tire as suas dúvidas sobre o assunto. Nós vamos te ajudar a crescer no mundo digital!
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