Tráfego orgânico: como fazer? O guia completo para aumentar a visibilidade online sem anúncios!

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O tráfego orgânico é importante para o marketing digital, pois ele é a base de qualquer estratégia digital sustentável, ou seja, qualquer estratégia de longo prazo. Esse tipo de tráfego gera resultados de longo prazo, uma vez que um conteúdo postado hoje pode atrair visitantes por muitos e muitos anos no seu site.

Além disso, o tráfego orgânico atrai as pessoas realmente interessadas no que você oferece, permitindo que o seu site seja acessado por um público altamente qualificado. Essas pessoas entram no seu site porque buscam exatamente o que é oferecido na sua página. No tráfego pago, isso nem sempre acontece, sendo possível que qualquer pessoa acesse o seu site, ainda que não tenha interesse no seu produto ou serviço.

O tráfego orgânico ainda custa muito menos que o tráfego pago, principalmente depois dos aumentos históricos que os anúncios do Google sofreram, como o CPC (Custo por Clique), e os aumentos que ainda estão por vir. Depois que o conteúdo está publicado e bem posicionado, o tráfego orgânico é só sucesso! Você continua atraindo visitantes sem pagar quase nada por isso.

Diante de tudo isso, vamos descobrir tráfego orgânico como fazer para alcançar o sucesso da sua marca e ficar no topo do Google? Descubra, a seguir, quais são as principais estratégias de tráfego orgânico e veja a visibilidade da sua empresa crescer online!

O que é tráfego orgânico?

O tráfego orgânico é o público que chega até o seu negócio de forma natural, sem que você precise pagar por anúncios. No marketing digital, o tráfego orgânico acontece quando as pessoas encontram o seu site nos resultados de busca de forma espontânea, sem que esteja pagando por anúncios.

Diferentemente do tráfego pago, o tráfego orgânico apresenta crescimento contínuo ao longo do tempo. O seu crescimento vai aumentando aos poucos e permanece por bastante tempo. Um conteúdo publicado hoje pode continuar atraindo usuários por vários anos, gerando resultados para o seu site a longo prazo.

O tráfego orgânico também contribui com a construção da autoridade do seu site. Quanto mais as pessoas acessam o seu site e “passam horas navegando”, mais os mecanismos de busca entenderão que o seu site (ou melhor, o seu conteúdo) é relevante. Isso faz com que o seu site apareça com mais frequência no topo dos mecanismos de busca, como nas primeiras posições do Google.

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Fique no topo do Google com o tráfego orgânico!

Além disso, o tráfego orgânico oferece um excelente custo-benefício para o seu site: no início, você terá que investir tempo na criação de conteúdos, mas, posteriormente, esses mesmos conteúdos continuarão atraindo visitantes sem custos adicionais. Assim, praticamente de graça, esses conteúdos trarão novos usuários ao seu site, mesmo anos depois de publicado, diminuindo o CAC (Custo de Aquisição de Clientes).

No mais, os visitantes atraídos pelas estratégias de tráfego orgânico são qualificados. Isso porque esse visitante, antes de chegar ao seu site, estava buscando exatamente o que você oferece. Dessa forma, você tem mais chances de criar mais contatos e, consequentemente, gerar mais vendas. Resumindo: para manter uma estratégia digital forte, invista no tráfego orgânico! Com ele, é possível crescer de forma contínua e sem a necessidade de grandes investimentos.

Tráfego orgânico: como fazer e aumentar a visibilidade?

Agora, vamos descobrir tráfego orgânico como fazer? Esse tipo de tráfego surge a partir da produção de conteúdo de qualidade, principalmente. Para que se alcance uma maior visibilidade online, esses conteúdos precisam ser desenvolvidos com base em técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

A produção de conteúdo de qualidade envolve o planejamento da criação de textos, vídeos, e-books e diversos outros tipos de materiais. Esses conteúdos de qualidade devem ajudar o público a entender os seus problemas e a encontrar soluções. Já as técnicas de SEO devem garantir que esses conteúdos sejam encontrados facilmente nos primeiros resultados das buscas (que podem ser do Google ou de qualquer outro mecanismo).

Invista no marketing de conteúdo

O investimento no marketing de conteúdo é necessário porque a produção de materiais de qualidade é o que fará o seu site receber visitantes de forma orgânica. A criação de conteúdos de qualidade faz o seu site virar um “imã” de usuários, atraindo, informando e conquistado o público com materiais ricos.

Esses materiais podem ser textos, vídeos, e-books, gráficos e áudios, e devem ser criados com o objetivo de ajudar o público a entender os seus problemas, desejos ou dúvidas. Quando você consegue realmente resolver a questão das pessoas através dos seus conteúdos, o seu site (ou melhor, a sua empresa) conquista confiança, cria autoridade e gera conexão emocional. Isso ocorre porque as pessoas tendem a confiar em quem as ensina.

Produza conteúdos úteis para o seu público

Esse investimento no marketing de conteúdo consiste em produzir conteúdos úteis, ou seja, materiais que respondem às principais dúvidas, interesses e dores da audiência. Com a criação constante desse tipo de conteúdo, a sua marca torna-se presente em todas as etapas da jornada de compra.

Isso significa que, quanto mais conteúdos de qualidade você fizer, mais o público reconhecerá a sua empresa como referência, passando a confiar ainda mais na sua marca. Essa criação de conteúdo de qualidade faz com que a sua empresa obtenha mais credibilidade, fortalecendo o seu branding.

Aumente a credibilidade da sua marca

A credibilidade vem de uma produção contínua de conteúdos relevantes e fáceis de serem encontrados. Vale destacar que o conteúdo passa a ser encontrado mais facilmente quando domina o topo do Google. Para ficar no top 3 desse mecanismo de busca, o ideal é aplicar técnicas de SEO. Como esse assunto é muito importante, falaremos mais sobre ele adiante (no próximo item).

Diferentemente do tráfego pago, que “para” quando o investimento é pausado, o tráfego orgânico continua por anos, se o conteúdo for criado de forma bem feita. O tráfego orgânico funciona da seguinte forma: você investe uma vez na criação de um conteúdo de qualidade, e esse material gera resultados positivos para a sua marca por anos e anos!

Quando as pessoas chegam até a sua marca de forma orgânica, os custos diminuem, pois você não precisa investir em anúncios de forma contínua. Um desses custos que diminui é o Custo de Aquisição de Clientes (CAC). Afinal, você pode receber visitantes por bastante tempo sem custos adicionais.

Aplique técnicas de SEO

O marketing de conteúdo precisa estar alinhado às técnicas de SEO. Afinal, de nada adianta produzir conteúdos de qualidade se esses materiais não ficarem no topo do Google, não é mesmo? É necessário que os conteúdos sejam de qualidade e também possam ser acessados facilmente.

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É necessário utilizar técnicas de SEO nas estratégias de tráfego orgânico!

O SEO é o conjunto de técnicas que ajudam o seu conteúdo a ficar no topo do Google ou em qualquer outro mecanismo de busca. Essas técnicas de otimização garantem que o material produzido seja realmente encontrado pelas pessoas certas. Existe o SEO On-page, SEO Off-page e SEO técnico.

Estratégias de SEO On-page

O SEO On-page consiste em aplicar melhorias dentro do site, otimizando cada página. Assim, o Google entenderá do que o seu site trata. As principais técnicas de SEO On-page são:

  • Uso de palavras-chave: utilizar palavras que o público digita na busca, principalmente em títulos, subtítulos e ao longo do texto;
  • Oferecimento de uma boa experiência para o usuário (UX): a página precisa ser fácil de navegar, os títulos devem ser claros e as meta descrições bem escritas;
  • Produção de conteúdo útil: os materiais precisam realmente responder às dúvidas das pessoas;
  • Inserção de CTA: a chamada para ação (CTA) que levem os visitantes para as páginas de conversão aumentam o tempo de permanência no site e geram mais lucros;
  • Atualização de conteúdos antigos: a revisão de textos já publicados, a correção de erros, a melhora no layout e a atualização de informações contribuem com o SEO On-page.

Vale destacar que o Google reconhece textos de qualidade. Por isso, é importante que você produza materiais ricos que consigam ser úteis para o seu público, seja para tirar uma dúvida ou enriquecer o conhecimento sobre determinado tema.

Estratégias de SEO Off-page

Já a parte de SEO Off-page diz respeito às ações fora do site que visam o fortalecimento da sua autoridade. Algumas estratégias comuns de SEO Off-page consiste em:

  • Ocorrência de backlinks: quando um site externo confiável e relevante coloca um link que leva até o seu conteúdo, o Google entende que a sua página é relevante, melhorando o seu posicionamento nos mecanismos de busca;
  • Divulgação de conteúdos em redes sociais: a criação de conteúdos ricos para as redes sociais fortalece a sua autoridade e aumenta a sua visibilidade;
  • Estabelecimento de parcerias: as colaborações com sites e blogs do mesmo nicho de mercado, como guest posts, fortalecem o link building e a reputação do domínio.

O SEO técnico, por sua vez, volta-se à parte estrutural do site, garantindo que a página seja rápida, segura e fácil de ser rastreada pelos mecanismos de busca. As páginas, que carregam mais rapidamente, conseguem proporcionar uma melhor experiência para o usuário. Além disso, otimizar scripts e imagens e usar sitemaps são algumas estratégias que facilitam a indexação da página no Google.

Vale destacar que a otimização de palavras-chave é importante para atrair visitantes realmente interessados no que você oferece. Então, escolha “trabalhar” com palavras-chaves relevantes e específicas. Essas palavras-chaves precisam não só ter um alto volume de busca, mas também fazer sentido para o seu público e atrair pessoas com maior intenção de compra.

Se comunique com e-mail marketing

O email-marketing é uma estratégia de comunicação direta com os clientes através do e-mail. Essa técnica funciona quase como uma conversa individual, em que você realiza as vendas de forma automática, mas também personalizada. Isso porque o e-mail marketing possibilita uma comunicação mais próxima e feita sob medida para cada pessoa.

Quando a marca já tem credibilidade e construiu um relacionamento com o público, através do branding e da autoridade, a estratégia de e-mail marketing torna-se ainda mais eficiente. Com isso, você pode utilizar o e-mail marketing para dar boas-vindas para novos clientes e enviar materiais ricos e exclusivos para quem participa da lista de e-mail marketing, por exemplo. A ideia do e-mail marketing é criar uma sensação de proximidade entre a marca e o público, despertando o interesse de novos ou antigos clientes.

Estratégias eficazes de tráfego orgânico

Para implementar estratégias eficazes de tráfego orgânico, você precisa ter informações úteis sobre a sua persona, conferir as métricas com frequência e constantemente criar materiais ricos para o público, seja através de texto, áudio ou vídeo, certo? Esse é o segredo para aumentar a quantidade de visitantes no seu site de forma orgânica.

Entenda sua persona

Além de publicar conteúdos relevantes com frequência, você também precisa conhecer bem a sua persona, que é a personalidade do seu cliente ideal. Entendendo quem é o seu cliente ideal, você consegue produzir conteúdos que realmente interessam o seu público. A definição da persona precisa conter as seguintes informações:

  • Comportamento do consumidor: você precisa entender como o consumidor da sua marca age;
  • Necessidades e problemas: entenda o que o consumidor precisa e quais os problemas ele enfrenta;
  • Informações demográficas: colha informações sobre onde a maioria dos consumidores moram e qual o gênero e a idade prevalentes, entre outros.

Com essas informações, você poderá investir nos recursos certos para alcançar o seu público. Então, vamos passar a conhecer melhor o público da sua marca? Dessa forma, você conseguirá atraí-los e convertê-los mais facilmente!

Crie materiais ricos

A criação de conteúdos ricos é a alma do tráfego orgânico. Com esses materiais, você consegue atrair, engajar e transformar a audiência em vendas. Esses conteúdos podem ser em formato de texto, vídeo, e-book, áudio, gráfico ou webnários, por exemplo. O objetivo desses materiais é responder desejos, dores ou dúvidas das pessoas, educando o seu público ideal. Com isso, você ganha autoridade!

Para conquistar as primeiras posições dos resultados de busca, foque na persona, nas técnicas de SEO e, acima de tudo, na criação de um conteúdo relevante que eduque o público e faça as pessoas navegarem por bastante tempo na sua página. No final do material, não esqueça de adicionar o CTA para capturar os leads.

Confira as métricas com frequência

Para saber se o seu conteúdo está “funcionando”, nada melhor do que conferir as métricas frequentemente. Sabe quais são os resultados mais importantes para acompanhar do seu site? Esses aqui: quantidade de visitas por página, tempo de navegação no site e conteúdos mais acessados.

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Confira as métricas com frequência!

Dessa forma, você obterá mais dados sobre o seu público, principalmente em relação ao que os visitantes gostam – ou não gostam – e se interessam mais. Por exemplo, em relação à quantidade de visitas, você consegue ter uma maior ideia de quais as páginas do seu site mais interessam o público. Além disso, através dos conteúdos mais acessados, você descobre quais os assuntos são mais buscados no seu site.

E aí, está pronto para dominar a primeira página do Google e acelerar os resultados da sua marca? Se você quer transformar o seu tráfego orgânico em vendas reais, a Agência Web Marketing cria a estratégia completa para você! FAÇA UM ORÇAMENTO e dispare o seu tráfego orgânico, começando hoje!

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