Como divulgar minha loja virtual no Google Grátis? Esse é o assunto do artigo de hoje! Vamos lá?
Um dos grandes desafios de uma loja virtual, é conseguir divulgar seus produtos no Google grátis. Ainda mais em tempos de crise, como o que vivemos hoje. Mas nós temos uma boa notícia pra você, isso é possível! Porém para que tudo dê certo é necessário usar uma série de estratégias, além das técnicas de SEO que iremos falar neste artigo. Acompanhe até o final que te mostraremos “como divulgar sua Loja Virtual no Google grátis”.
Qual a melhor plataforma de Loja Virtual?
Existem no mercado diversas plataformas de criação de loja virtual. Algumas oferecem testes gratuitos e contam com lindos templates. Elas também são muito práticas para qualquer pessoa criar e gerenciar seus produtos. Algumas dessas plataformas, oferecem várias integrações com sistemas de pagamento e até mesmo com os correios, para calcular os fretes.
Essas plataformas gratuitas, ou com baixo custo e de fácil criação, também oferecem integrações com alguns produtos do Google, como, Google Shopping, Google ADS e Google Analytics. Tudo isso facilita muito a vida da pessoa que irá gerenciar e fazer o marketing da loja vitual.
Porém, na prática, elas nunca irão conseguir divulgar sua Loja Virtual no Google grátis! Isso porque o SEO exige uma série de técnicas que irão fazer o seu produto aparecer na primeira página do Google. Mas antes de falar sobre cada técnica, precisamos te apresentar a melhor plataforma de sites do mundo, seguido pelo maior plugin de e-commerce da atualidade.
WordPress e WooCommerce
O WordPress é o CMS mais popular para a criação de sites, 33% da web usa o WordPress, desde blogs aos maiores sites de notícias online.
O que muita gente não sabe é que o WordPress também permite a criação de lojas virtuais através de plugins poderosos. Os plugins são uma das ferramentas mais úteis para quem utiliza o WordPress.
Quando você precisa realizar alguma alteração ou instalar uma funcionalidade nova, basta utilizar um plugin. Não é necessário gastar horas trabalhando com códigos que uma pessoa sem conhecimento em programação não entenderia.
Existem centenas de plugins para vários objetivos no WordPress. Eles podem ser usados para algo simples, como editar a aparência do site, ou para funções mais complexas. Isso inclui a criação de loja virtual com WordPress.
O WooCommerce é um dos plugins para lojas virtuais mais populares atualmente. De acordo com o Builtwith Trends, mais de 27 mil sites foram criados com essa ferramenta e o número não para de crescer.
Veja abaixo 7 vantagens de criar sua loja virtual com o plugin WooCommerce do WordPress.
7 Vantagens de utilizar o WooCommerce para criar sua Loja Virtual
- WooCommerce é um plugin grátis do WordPress
- Trata-se de um plugin open source, então você tem controle de tudo
- Com WooCommerce você pode vender produtos físicos ou digitais
- WooCommerce suporta os principais cartões de crédito, PayPal, transferências bancárias e pagamento na entrega
- WooCommerce é a tecnologia mais utilizada para e-commerce no Brasil e no mundo
- Uma loja virtual com WooCommerce fornece um painel amigável, simples, eficiente e super fácil de gerenciar
- Com WooCommerce, você tem acesso a diversas extensões e plugins do WordPress, inclusive o Yoast SEO que é um dos melhores plugins de SEO da atualidade
Aqui nessa última vantagem é onde respondemos a pergunta: “Como divulgar minha Loja Virtual no Google Grátis”?
Como sua loja estará criada em WordPress, você tem a vantagem de utilizar vários plugins e widgets como auxílio. E se você quer que o seu produto apareça nas buscas do Google gratuitamente, você ira precisar da ajuda do Plugin Yoast SEO.
Yoast SEO
Ele é responsável por apresentar o que está bom e o que precisa ser melhorado. Pensando sempre no ranqueamento pelas técnicas de SEO.
Não importa o que você deseja otimizar. O Yoast é essencial para tornar a leitura amigável. E assim, facilitar que os motores de busca do Google encontrem seu texto. Isso quer dizer que ele irá ajudar a otimizar a descrição do seu produto e consequentemente aparecer gratuitamente nas buscas orgânicas.
Mas para que isso aconteça é necessário você colocar no seu produto a palavra chave correta, e é sobre isso que iremos falar agora:
Palavras Chave
Partindo do ponto que você já tenha sua loja criada na plataforma do WordPress com o Plugin WooCommerce, podemos partir para a otimização da sua página de produto através das palavras chave.
Primeiramente sugerimos que você utilize ferramentas para encontrar a palavra chave ideal do seu produto, como o planejador de palavras chave do próprio Google. Com essa ferramenta você é capaz de ver o termo mais usado, quantas pesquisas mensais ela tem por mês e até o valor dessa palavra em anúncios pagos.
Se você vende tênis, por exemplo; procure usar palavras chave de calda longa como: “tênis nike SB masculino azul”. Utilize esse termo na palavra chave, no título da página do produto e também no slug. Use também na descrição do seu produto. Mas não se preocupe, o plugin Yoast SEO irá te ajudar no passo a passo para otimizar sua página de produto sem complicações.
Além de usar as palavras chave corretamente vamos te passar um segredo para que você consiga divulgar sua Loja Virtual no Google Grátis. Vamos falar sobre o Blog do seu site.
Blog em WordPress
Como todos sabem, o WordPress está entre as melhores plataformas para blogs. O WordPress possui a comunidade mais ativa em produção e gerenciamento de sites e blogs atualmente. Fácil, dinâmico e com uma facilidade muito grande desde sua instalação, configuração gerenciamento.
Com seu blog em WordPress e sua loja virtual em WooCommerce, você tem a junção perfeita. Pois desta forma você pode criar conteúdos que falem do seu produto, tirando dúvidas, mostrando vantagens e dando dicas de uso por exemplo.
O mais interessante é que o Google irá reconhecer sua loja virtual através dos conteúdos que você publicar no blog.
Você poderá colocar links, e imagens dos seus produtos diretamente no seu blog, para que quando o consumidor estiver lendo sua matéria possa clicar num link ou em uma imagem e ir direto para sua loja virtual sem sair do seu site. Incrível não é mesmo?
Mas não se engane, o conteúdo do seu blog precisa ser de qualidade. Por isso, vamos falar um pouco sobre o Marketing de Conteúdo:
Marketing de Conteúdo
Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Inbound Marketing focada em engajar o público-alvo e crescer a rede de clientes por meio da criação, publicação e promoção de conteúdos relevantes. O Marketing de Conteúdo faz uso de canais como: blogs, redes sociais e email marketing.
É uma maneira de engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso. Você atrai, envolve e gera valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e, assim, gerar mais negócios.
Inbound Marketing
O Inbound Marketing é a principal estratégia de Marketing Digital da atualidade. E, dentro dele, está o Marketing de Conteúdo. Neste tópico vamos mostrar como os princípios do Inbound fazem toda a diferença na estratégia de conteúdo.
Ao contrário das propagandas agressivas que jogam anúncios na cara das pessoas quando elas não estão preparadas, seu objetivo é atrair o público sutilmente.
Você deixa que ele venha até sua empresa no tempo dele e dê permissão para que você passe a sua mensagem. Por isso o Inbound também é chamado de marketing de atração.
Para conseguir fazer isso, o Inbound se baseia em quatro pilares:
- Atrair: por meio de conteúdo relevante, o inbound atrai visitantes interessados no negócio;
- Converter: aqui, o intuito é transformar visitantes em leads, aproximando-os mais do seu negócio e transformando-os em potenciais vendas;
- Vender: seu lead está interessado no produto ou serviço que sua empresa oferece? Este é o momento de mostrar que sua solução é a melhor e fechar a venda;
- Encantar: a relação entre sua empresa e seu cliente não termina após a compra. O Inbound prega um relacionamento duradouro, em que você ofereça todo o suporte necessário, além de encantar o cliente com materiais interessantes e um atendimento competente.
Usando essa estratégia de Marketing de Conteúdo e InBound Marketing, você precisa escrever artigos relacionados ao seu produto e colocar links ou imagens direcionando o usuário para sua loja virtual. Isso trará muito mais credibilidade para seu produto e sua marca. além de mostrar para o Google que você é referencia no assunto.
Conclusão
Viu só como é possível divulgar sua loja virtual no Google grátis?
Talvez você já tenha criado sua loja virtual em alguma plataforma gratuita ou de baixo custo. E como dissemos no início, será muito difícil, senão impossível coloca-la nas buscas orgânicas do Google, sem utilizar a plataforma, os plugins e as técnicas que falamos neste artigo.
Se você precisa de ajuda para fazer o marketing de conteúdo ou até mesmo desenvolver sua loja virtual em WordPress com WooCommerce, conte sempre com a Agência Web Marketing. FAÇA UM ORÇAMENTO.
Pingback: Agência de Marketing Digital para pequenas Empresas - Agência Web Marketing