Por meio do tráfego pago no Google Ads, a empresa cria campanhas que são veiculadas em diferentes plataformas, inclusive nos resultados de pesquisa.
Dificilmente podemos encontrar alguém que nunca procurou nada no Google. Da mesma forma, quase todos os usuários já encontraram um link entre as respostas mostradas.
Também é comum acessar um blog e encontrar um banner ou anúncio, ou então assistir a um anúncio no YouTube, antes do conteúdo que deseja acessar. Esses e outros exemplos são algumas maneiras de criar anúncios pelo Google Ads.
Empresas de todos os portes e segmentos podem trabalhar com ele e conquistar resultados mais rapidamente. Isso porque, embora as práticas orgânicas estejam em alta, elas demoram mais tempo para fazer efeito.
As organizações, principalmente os novos negócios, têm pressa em alcançar seus resultados e precisam levar seus produtos e serviços ao conhecimento das pessoas certas.
O tráfego pago no Google Ads ajuda nesse sentido, por isso, neste artigo vamos explicar o conceito de Google ADs, o que é trafego pago, a relação entre eles e as vantagens de usar essa estratégia em um negócio.
O que é Google Ads?

Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, criada em 2000 e que até hoje é a principal ferramenta de campanhas pagas da internet. Atualmente, representa a principal fonte de receitas do buscador e lidera os serviços que oferece.
Por meio dela, o anunciante paga o Google para destacar sua marca na internet. Mas o grande diferencial não é que a empresa vai se destacar para mais pessoas, mas que sua marca vai chegar até as pessoas certas.
Como por exemplo, no caso de uma academia para terceira idade, vale muito mais a pena aparecer para 20 pessoas que se interessam pelos seus serviços, do que para 200 adolescentes que não vão se interessar.
Esse é o principal objetivo do Ads, que se utiliza de cookies e palavras-chave para determinar de que maneira vai exibir os anúncios. Dentre as principais opções de exibição das campanhas estão:
- Rede de Display;
- anúncios no Google;
- Anúncios no YouTube;
- Anúncios em aplicativos;
- Rede de pesquisa.
O que é tráfego pago?
O tráfego pago nada mais é do que os visitantes que chegaram ao seu site, por meio de anúncios pagos no Google, nas redes sociais, dentre outras ações do tipo.
Todo acesso a um site é conhecido como tráfego, tanto dos resultados de busca orgânica quanto das redes sociais e outras plataformas da web. Mas o tráfego pago significa investir uma quantia para aumentar o acesso e atrair mais visitantes.
Quando o negócio investe nesse tipo de publicidade, sua plataforma se destaca nos resultados de pesquisa e passa a ser visitada por uma quantidade maior de pessoas.
Qual a relação do tráfego pago no Google Ads?
Hoje em dia, as estratégias orgânicas estão em alta, como no caso do Inbound Marketing. Isso acontece porque essas ações visam atrair os consumidores, estabelecer um relacionamento com eles e entregar informação.
As estratégias orgânicas foram criadas justamente a partir da necessidade das pessoas em se relacionar com as empresas, mas o problema é que elas demoram muito para fazer efeito.
Para se ter uma ideia, uma estratégia de marketing de conteúdo bem elaborada pode levar de 6 meses a 1 ano para começar a trazer resultados, só que muitas vezes o negócio não pode ou não está disposto a esperar tanto tempo.
Ao passo que as estratégias orgânicas levam um tempo para funcionar e costumam atrair pessoas que estão no topo ou no meio do funil, o tráfego pago no Google Ads vai atrair usuários que já estão no fundo do funil.
Com base nisso, não é difícil imaginar as vantagens do tráfego pago no Google Ads para os negócios, afinal, ele vai acelerar os resultados.
Vantagens do tráfego pago no Google Ads

O tráfego pago no Google Ads é uma estratégia completa, dinâmica, acessível e seu funcionamento acontece por meio de um tipo de leilão.
A empresa compra uma palavra-chave e a partir disso, seu anúncio vai aparecer para todos os usuários que pesquisarem esse termo.
As campanhas conseguem se adaptar a qualquer tipo de situação, por isso, trazem inúmeras vantagens para as marcas, como:
Resultados muito mais rápidos
Qualquer marca que queira alcançar resultados rapidamente no Google deve usar o Ads, sempre que o usuário pesquisar alguma coisa relacionada aos seus produtos e serviços, sua empresa estará entre os primeiros resultados.
Isso gera um número maior de visitas, vendas, leads e ainda ajuda a impactar pessoas que estão no momento de adquirir aquilo que precisam. Em outras palavras, os visitantes são qualificados e estão mais avançados no funil.
Quando a companhia atrai usuários mais propensos a comprar com ela, as chances de prospectá-los são muito maiores, o que acaba por trazer um excelente retorno em um curto prazo.
Total controle sobre os investimentos
Por meio do Google Ads, a empresa pode controlar o valor que vai investir, sendo essa uma das principais vantagens do trafego pago no Google Ads.
A empresa pode escolher o limite diário que deseja investir e alterar esse valor sempre que achar necessário. Também não existe valor mínimo para o investimento, visto que é o anunciante que decide o quanto deseja pagar.
Atualmente, uma das formas de pagamento mais comuns é o Custo por Clique (CPC), e a empresa só paga quando o usuário clicar no link do anúncio e for direcionado para o site.
Mas o anunciante também pode optar pelo custo por mil cliques (CPM), onde paga o valor combinado apenas a cada 1000 visualizações de seu anúncio.
Formatos variados

O Google Ads foi planejado para que pudesse alcançar usuários em diferentes estágios do funil de vendas, por essa razão, a empresa pode anunciar em diferentes formatos.
A opção mais usada é o texto, que costuma aparecer como chamados de anúncios na rede de pesquisa, ou as imagens, que costumam ser veiculadas na rede de display.
As marcas também podem criar campanhas em vídeos que aparecem antes dos conteúdos no YouTube, em aplicativos e no Google Shopping. Este último faz uma comparação de preços e é mais indicado para as plataformas e-commerce.
Alcança o público certo
O anunciante tem a possibilidade de segmentar quem vai visualizar seus anúncios, sendo possível divulgar a empresa para pessoas de qualquer lugar do mundo.
É possível segmentar a campanha por idade, gênero, localização, interesses, dentre outras, sem que a campanha escolhida e sua segmentação gerem impactos negativos para as demais.
A empresa só precisa fazer um planejamento prévio do que deseja fazer, considerando as propostas que lhe são mais viáveis e rentáveis para esse tipo de estratégia.
Controlar os resultados
A marca tem total controle do início ao fim de suas campanhas, além de ter acesso aos dados de desempenho de seus anúncios. Com base nessas informações, saberá quantas pessoas visualizaram seus anúncios, acessaram o site ou entraram em contato.
Também é possível saber um pouco mais sobre o perfil de cliente que mais se engaja, aumentando o conhecimento em relação à assertividade ou não do público que a campanha está atraindo.
Campanhas otimizadas
Por fim, a empresa pode acompanhar diariamente o desempenho de seus anúncios, algo que ajuda a melhorar detalhes simples, mas que fazem toda a diferença para os resultados.
Esses detalhes podem ser palavras, textos no anúncio, melhoria de uma chamada ou slogan, entre outros. Todas essas ações melhoram a realização da campanha e, consequentemente, o retorno sobre os investimentos (ROI).
Considerações finais

O trafego pago no Google Ads é uma excelente estratégia de divulgação usada por empresas do mundo todo, de todos os segmentos, podendo ser adotada por pequenos, médios e grandes negócios.
Essa estratégia é usada pela agência de trafego pago para mostrar sua empresa ou produtos para as pessoas certas e no momento mais oportuno, trazendo cada vez mais oportunidades de vendas e destaque para a marca.
Nós da agência web marketing somos especialistas em Gestão de Tráfego Pago no Google ADS, Facebook ADS e LinkedIn ADS. Criamos estratégias para mostrar seus anúncios para as pessoas certas no momento certo! Seja na Rede de Pesquisa, Display, Youtube, Google Shopping, Facebook, Instagram ou Linkedin.
Então FAÇA UM ORÇAMENTO, nós vamos te ajudar a crescer no mundo digital!



Pingback: Tráfego Pago X Tráfego Orgânico: Qual estratégia usar?