Meu site não aparece no Google, como faço para aparecer? Essa é a pergunta que todo empreendedor deseja resposta. Até mesmo os profissionais de marketing digital trabalham muito para isso.
Antes de tudo, é necessário entendermos que indexação é o processo de aparecer nas páginas do Google. Já o Rankeamento é o processo de aparecer na primeira página, entre os primeiros resultados.
Ter um site indexado demanda muitas técnicas e estratégias que você precisa saber, ainda mais quando se trata de rankeamento. Entre essas técnicas estão: ter um título atrativo, palavra-chave em foco, links internos, links externos, entre muitas outras técnicas.
Mas e você, quer saber quais são os primeiros passos para seu site aparecer no Google?
Em primeiro lugar, SEO significa Search Engine Optimization, que na tradução livre significa otimização para motores de busca.
O SEO nada mais é do que um conjunto de estratégias para o Google ”notar o seu site”.
Essa estratégia ajuda o Google a buscar o site mais seguro, mais original e com as respostas certas para a sua pesquisa.
Por exemplo, se você pesquisar ”como tocar violão?”, certamente o Google não buscará aleatoriamente qualquer site com o assunto de música.
Ele utilizará de técnicas da SEO para lhe mostrar os conteúdos mais completos para a sua pesquisa, por exemplo: dicas para tocar violão, aula de violão para iniciantes, aprenda a segurar o violão antes de tocar, escolha o violão certo, entre outros.
No momento de ranquear os melhores sites para os seus clientes, o Google utiliza várias formas de avaliar o seu site. E o SEO é um auxiliar nessa etapa, já que é ele que facilita essa avaliação.
Sendo assim, por que meu site não aparece no Google? É necessário utilizar palavras-chave, ter bons conteúdos, links internos e externos, ter um layout responsivo, entre diversas outras técnicas de SEO.
Um trabalho de otimização de SEO no seu site ou blog pode fazer toda a diferença no ranqueamento da sua página, pois ele irá dar destaque aos assuntos principais abordados através de palavras-chaves.
Mas, lembre-se, se você está tentando ser visto e ranqueado organicamente na primeira página com as palavras-chave mais populares do mercado, isso não vai acontecer tão cedo.
Se você está apenas começando, tem pouca autoridade de domínio, pouca força de backlinks, dificilmente vai conseguir algum resultado. Isso porque as palavras chave mais populares são muito concorridas. Por isso, sugerimos tentar ranquear os seus artigos com palavras chave de calda longa. Se você não sabe o que é sugerimos que LEIA ESTE ARTIGO.
Também conhecido como title tag, o título para SEO é um fator muito importante a ser examinado pelo Google. Afinal, ele é a primeira informação que o leitor lê e também se torna o título da aba.
Aliás, o título SEO não precisa ser igual ao título da aba, pois as estratégias usadas para chamar a atenção do Google são diferentes.
E para ter um título otimizado, sugerimos que você:
Também conhecida como meta description, a meta descrição é o pequeno texto que aparece abaixo do título e do link do site quando fazemos uma pesquisa no Google.
Sua função nada mais é do que resumir o conteúdo da página. Além de ser usada como ferramenta de buscas e aparecer em mídias sociais, como o Facebook.
A meta descrição é tão importante por fazer parte do código HTML (HyperText Markup Language), responsável por criar seções, parágrafos, cabeçalhos e links para páginas da web. Em resumo, por organizar o seu texto.
Você sabia que pode estar perdendo uma fonte de tráfego orgânico no seu site por não usar o atributo ALT em suas imagens?
Atributo alt da imagem ou texto alternativo é o texto escrito que aparece no lugar da imagem quando ela não for carregada em seu site.
O texto alternativo pode ser aproveitado de três diferentes formas:
Densidade da frase-chave nada mais é do que a quantidade de vezes que a palavra-chave aparece em seu texto.
Antes, quanto mais a palavra-chave era citada na página, mais ela tinha chances de rankear as primeiras páginas do Google.
Mas hoje não é bem assim! Atualmente a densidade da palavra-chave no seu conteúdo tem que ser otimizada, isto quer dizer: natural.
Considere que, palavras-chave inseridas fora de contexto fazem o conteúdo despencar em termos de qualidade.
Os links internos e externos colaboram para aumentar as visitas e a classificação do seu site.
Links internos são páginas que direcionam para outras páginas, porém, dentro do seu próprio site. Por exemplo: clique aqui para ler este conteúdo, clique aqui para ler mais artigos relacionados a esse assunto ou clique aqui para falar com um de nossos atendentes.
Links internos são usados no algoritmo do Google por proporcionar uma melhor experiência ao usuário, lema principal da empresa.
Já os links externos são páginas que apontam para fora do seu site.
Normalmente são links de páginas parceiras ou que são maior referência no assunto em que você está abordando.
Links externos são importantes por dois motivos:
Para você entender melhor, abaixo veremos um exemplo de links internos e links externos no conteúdo da Setas Sinalização, nosso cliente:
No link interno, citamos que em 80% dos casos analisados de pólos geradores de tráfego, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) exige a sinalização viária, serviço que nosso cliente oferece.
Já no link externo citamos que o procedimento de aprovação de um projeto é complexo, porém a CET disponibiliza um passo a passo completo.
Nossa estratégia aqui foi a seguinte: mostramos que para ter um projeto aprovado pela CET, o leitor precisará de um dos serviços do nosso cliente. E se precisar de algo a mais, já disponibilizamos o órgão a quem ele deverá recorrer.
Entendeu como funciona? Não deixamos nosso leitor desamparado. Primeiro, explicamos todos os termos. Segundo, simplificamos o passo a passo. E terceiro, provamos nossa autoridade no assunto citando como referência o órgão responsável no Estado de São Paulo.
Ou seja, após ler o nosso conteúdo, o usuário além de entender melhor do assunto que estava procurando, agora já sabe quais passos deve dar.
Em primeiro lugar, o tamanho do texto para SEO deve ser acima de 300 palavras.
Em 2018 foi feito uma pesquisa feita pela SEMrush, empresa americana de marketing digital, apontando que os conteúdos de maiores relevâncias para o Google (top 10 das primeiras páginas) tinham cerca de 1137 palavras.
Outros especialistas defendem que o tamanho ideal para texto é de 400 à 600 palavras.
De fato, não existe uma regra para o tamanho do texto. O que verdadeiramente importa é a qualidade do conteúdo.
De modo geral, recomenda-se que seu texto seja lido em até 5 minutos.
Mas caso você queira saber em quanto tempo o usuário levará para ler o texto, confira abaixo:
Quantidade de palavras | Tempo médio de leitura |
250 | 1 minuto |
500 | 2 minutos |
1.000 | 5 minutos |
1.500 | 8 minutos |
2.000 | 11 minutos |
3.000 | 16 minutos |
Muito mais conhecido entre os códigos HTML, as heading tags são utilizadas para a construção de uma página na Web.
H1, H2 e H3 nada mais é do que a hierarquia do seu texto. Por exemplo, se fossemos montar essa estrutura em uma revista:
Ou se fôssemos utilizar a hierarquia para explicar onde nós moramos, ficaria assim:
Mas o que acontece se eu não formatar o meu texto desta maneira? É simples, quanto menor o número de heading tags em sua página, pior será seu rankeamento.
Nossas dicas na otimização de heading tags são:
É infalível! Se você utilizar todas essas dicas que demos hoje, com toda certeza o Google passará a reparar no seu site e em breve estará rankeado na primeira página de busca do Google.
Relembrando:
Muitas pessoas se perguntam ”Meu site não aparece no Google, Por que?” mas infelizmente acabam errando em pequenos detalhes.
Agora, se você deseja saber porque seu site não aparece no Google? Sugerimos que você assista esse vídeo abaixo; aqui eu explico 4 motivos pelo qual a duvida ” Por que meu site não aparece no Google?” acaba sempre surgindo. Realmente vale a pena assistir!
Lembre-se que para se obter os melhores resultados, o seu conteúdo precisa ser diferenciado e personalizado. Por isso, se você deseja sair na frente dos seus concorrentes, contrate quem realmente entende do assunto.
FALE COM UM DOS NOSSOS ESPECIALISTAS e veja como podemos te ajudar a fazer marketing de conteúdo e inbound marketing.